TRAVESSIA RIO TAMANDUATEÍ
Travessia Rio Tamanduateí
Nos dias 24, 25 e 26 de maio de 2024, o Coletivo convidou alguns artistas para realizar a Travessia do Rio Tamanduateí, da sua nascente em Mauá, passando por outras duas cidades,
Santo André e São Caetano, até chegar à sua foz, no encontro com o Rio Tietê. Um trajeto de cerca de 40 km, que serão percorridos em três dias de caminhada. Uma ação para cartografar as margens deste rio de memórias.
Nossos convidados foram: Cecília Auxiliadora Bedeschi de Camargo, Ramo Negro, Mara Leal, Afonso Costa, Secura Humana e Cesar Keinert.
“O rio, ele mesmo, um ser vivente. Ou um ecossistema. Ou um universo.
Microcosmo não porque não é micro. É macro, veia que se estende na terra.”
“Silêncio na minha cabeça. Caminhar aquieta os pensamentos.
Dormir em trânsito. Atravessar territórios deixa a mente mais leve.
Desterritorializar-se.
Mover fronteiras.
Entre fronteiras.
Fronteiriço.”
“O impacto desse rio revelação, que também diz tanto sobre nós, vai se tornando hábito.
Imersos nessa paisagem começamos finalmente a atravessá-la. Parece que isso só é possível, ou só começa a acontecer, quando deixamos de lado o espanto.”
[Escritas realizadas durante a Travessia do Rio Tamanduateí]

