COLETIVO TEATRO DODECAFÔNICO

O Coletivo cria, desde 2008, a partir de provocações e estímulos transdisciplinares. É formado por artistas de diversas áreas como performance, teatro, dança, artes visuais, sonoras e música. Desde 2014, pesquisa o caminhar como prática estética e política, centrando suas investigações no espaço da rua e na reflexão sobre os desdobramentos das ações do corpo na cidade.

O ato de andar pela cidade é para esse conjunto de artistas uma forma de pensar maneiras de ocupar e (re)ver a cidade como espaço de interações lúdicas e apropriações simbólicas. Da mesma forma, criar narrativas a partir dessas experiências no ambiente urbano em diferentes formas é essencial para transmitir e difundir discursos não hegemônicos e sensíveis sobre o urbano, produzindo micro-histórias e documentando formas afetivas e criativas de viver a cidade contemporânea.

Em cada empreitada de pesquisa, a fisionomia desse corpo de bando é gerada e regenerada a partir de corpos que se distanciam e se aglutinam. Da mesma forma que há criações em coletivo onde cada um contribui com a sua poética, os integrantes do Coletivo se apropriam das experiências e materiais gerados como insumo para a criação de trabalhos individuais e em outros contextos.

O Coletivo foi contemplado pelo Fomento ao Teatro, pelo edital de Produções Inéditas do SESI e pelo edital de Mediação em Artes e Cidadania Cultural do Centro Cultural São Paulo. Recebeu o Prêmio Funarte de Artes de Rua, além de ter se apresentado em vários SESCs de São Paulo, do interior e realizado intervenções em outros estados e países.